Em termos básicos, uma garantia é um compromisso do fabricante dos veículos de sua frota de que eles farão os reparos e substituições necessários em seus ativos até um determinado limite de tempo ou quilometragem, sob termos e condições pré-determinados.
Cada garantia é complementada com as recomendações do fabricante do equipamento original para a manutenção e conservação do seu veículo, o que é fundamental não apenas para encontrar possíveis reclamações, mas também para prolongar a vida útil de seus ativos.
Saber o que está incluso em cada garantia pode impactar diretamente na economia em reparos imprevistos e defeitos do fabricante.
E para entender um pouco mais sobre como ter um melhor aproveitamento dessa vantagem temporária, escrevemos esse post a fim de sanar, de uma vez por todas, as maiores dúvidas sobre utilizar a garantia dos veículos da sua frota.
Boa leitura!
Como funciona uma garantia padrão?
Embora a maioria das garantias básicas cubra grandes itens como motores, transmissões e outras peças de alto custo, também há garantias de peças pequenas disponíveis para ajudar na economia em reparos menores que podem se acumular ao longo do tempo.
Se você não souber os detalhes da garantia atual, pode procurá-los nos relatórios do histórico do carro usando o número de identificação do veículo ou entrando em contato com a concessionária onde comprou o veículo.
E as garantias estendidas?
Está procurando por cobertura adicional fora de sua garantia padrão? Se sim, existem algumas opções disponíveis para adquirir garantias estendidas que darão à sua frota uma proteção extra.
Opte por uma garantia estendida por meio de sua concessionária, no momento da compra ou pós-venda, por meio de seguradoras terceirizadas.
Comprar ou não garantias estendidas é uma decisão que depende muito da frota. Confira agora algumas situações que justificariam a necessidade de uma garantia estendida:
1. Frotas menores
Frotas maiores se dão ao luxo de distribuir o uso e custo em um conjunto maior de ativos, mas quando você está gerenciando uma frota mais enxuta, manter seus veículos em funcionamento com o menor risco financeiro possível é vital para se manter eficiente.
2. Estendendo os ciclos de vida do veículo
As garantias padrão geralmente abrangem cerca de três anos. Se houver alguma chance de evitar a substituição por mais tempo, é melhor prevenir do que remediar com uma garantia estendida.
3. Tecnologias novas e não comprovadas
Para frotas que estão aproveitando a inovação, como um veículo híbrido ou totalmente elétrico, é sempre bom ter cobertura adicional para custos de reparo desconhecidos ou irregulares que nem sempre você pode estimar.
Por que as garantias são importantes?
A recuperação da garantia pode ser uma importante medida de economia de custos para frotas que buscam maximizar o tempo de atividade e estender o ciclo de vida de cada ativo.
Quando algo dá errado com um veículo considerado dentro da garantia, o reparo ou substituição passa a ser despesa do fabricante, despendendo mais dinheiro em sua operação para cuidar dos custos que não são cobertos pela garantia.
As garantias também podem servir para reforçar seus esforços de manutenção preventiva. As diretrizes da garantia são estruturadas para medir a manutenção de uma maneira que sustente melhor o veículo.
Portanto, usar essas normativas para informar seus cronogramas de manutenção significa que é dado a cada veículo exatamente o que ele precisa para continuar funcionando antes que se torne um problema.
Qual a importância de seguir o cronograma da garantia?
Seguir o cronograma de manutenção cria uma cadência de reparos e manutenção de rotina que pode aumentar o tempo de atividade geral de seus ativos.
Além da redução de custos e recomendações de manutenção, as garantias adicionam outra camada de proteção à sua frota que a manutenção preventiva sozinha não pode resolver.
Embora os cronogramas de inspeções e manutenção sejam úteis no dia-a-dia, defeitos e mau funcionamento do fabricante ocorrem fora do cronograma. As garantias funcionam para cobrir as situações que nem mesmo uma boa gestão de frota pode evitar.
Como aproveitar melhor os cronogramas de manutenção
A chave para capitalizar a proteção de uma garantia é seguir as diretrizes e recomendações do fabricante ao pé da letra. Isso significa que os detalhes do serviço de seus veículos – como quilometragem no momento do serviço ou em que local a manutenção é realizada – fazem uma enorme diferença na decisão do fabricante de honrar a garantia.
Manter o controle de todos os requisitos para cada um dos veículos de sua frota pode se tornar uma tarefa difícil, principalmente para frotas que utilizam várias marcas e modelos de veículos ou tipos de veículos. É aí que um sistema de gestão de frota robusto pode se tornar uma ferramenta vital na programação das manutenções.
Com um sistema de gestão de frota, principalmente se for integrado, os gestores de frota podem conferir os requisitos específicos da garantia de cada veículo e automatizar os cronogramas de manutenção preventiva com base nas recomendações do fabricante.
Os técnicos podem ser notificados diretamente quando o serviço em um determinado veículo estiver próximo e a manutenção pode ser programada de acordo com a disponibilidade do veículo para evitar tempo de inatividade prolongado.
Concluindo
O sistema de gestão de frota certo pode até mesmo informar sobre recalls com base na numeração do chassi de seus veículos antes que eles se tornem de conhecimento público, o que significa que você entra na oficina e volta à estrada mais rapidamente.
Por isso, dê uma atenção especial às garantias dos veículos de sua frota. Fazendo isso você consegue planejar melhor as paradas de cada automóvel, evitando um excessivo tempo de inatividade e evitar gastos desnecessários com manutenção.
Aproveite agora para ler nosso artigo completo sobre os elementos essenciais em um programa de segurança da frota para aprofundar seu conhecimento nesse assunto.