No setor de logística e serviços ter informações em tempo real das etapas do processo é algo fundamental para existir um bom controle operacional e seja prestado um serviço de qualidade.
Nesse sentido, é fundamental para os gestores de frotas operacionais de logística terem informações a respeito dos seus veículos atualizadas. Para isso, muito se ouve falar no monitoramento e rastreamento de frotas como ferramentas que devem ser utilizadas.
Mas afinal, o que é monitoramento de frotas? Qual a diferença entre monitoramento e rastreamento de frotas?
O QUE É MONITORAMENTO DE FROTAS?
O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:
- Geolocalização dos veículos;
- Endereço e data de cada localização;
- Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
- Distância percorrida;
- Excesso de velocidade;
- Cercas virtuais;
- Alertas;
Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida. Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível entre outras informações.
Assim é possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.
Neste post não vamos tratar diretamente sobre quais são os benefícios do monitoramento de frotas, mas você pode ler sobre esse assunto aqui: Vantagens do Monitoramento de Frotas.
DIFERENÇA ENTRE MONITORAMENTO E RASTREAMENTO DE FROTAS?
Muitas pessoas ainda confundem o rastreamento veicular com o monitoramento de frotas. Isso ocorre por que um está contido no outro, ou seja, o monitoramento de frota é baseado no rastreamento da frota, porém com o adicional de algumas ferramentas proporcionadas pela análise dos dados de posição salvos do rastreador.
O rastreamento veicular é a simples localização em tempo real do veículo, com base em um dispositivo GPS instalado.
Neste post aqui explicamos melhor como funciona um rastreador veicular: Como funcionam os rastreadores veiculares?
Todo o tratamento das informações para análise de quilometragem percorrida, histórico de rotas, pontos de parada, status da ignição, cercas virtuais são função do monitoramento.
Outra ferramenta poderosa para a gestão de frotas é a telemetria que abordamos no post: Como a telemetria pode te ajudar a reduzir custos