O rastreamento veicular e a telemetria tem se tornado ferramentas cada vez mais comuns na gestão de frotas das empresas, sendo hoje recursos indispensáveis para o controle operacional, segurança e melhoria dos índices de produtividade.
Mas como essas ferramentas ajudam os gestores a melhorar a operação e reduzir custos?
Para explicar isso melhor para você vamos apresentar o que é a telemetria e depois mostraremos como ela pode ser utilizada para a melhoria operacional dentro da sua empresa.
O que é a telemetria veicular?
A telemetria é uma palavra de origem grega que significa medição remota (do grego tele = remoto e metron = medida). Assim, é uma tecnologia que permite a medição, obtenção e transmissão de informação remotamente em tempo real.
No setor automotivo a telemetria surgiu em aplicações da Fórmula 1 e é muito utilizada para o acompanhamento de parâmetros de performance do veículo, que podem ajudar a entender, por exemplo, o modo de direção do motorista. Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:
- Velocidade;
- Torque;
- Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
- Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;
Assim, é possível para o gestor de frotas ter informações em tempo real sobre os seus veículos, histórico de dados e controle operacional.
Fonte: UNIDAS, Rastreamento veicular e telemetria: Saiba a diferença.
Como funciona a telemetria?
A telemetria funciona com base na captação de dados do veículo. Um computador de bordo integrado ao motor, sistema de ignição, frenagem e sistema eletrônico do veículo é utilizado para a captação das informações em tempo real. Sensores adicionais ao veículo para a captação de dados extras como abertura de porta, acionamento de plataforma podem também ser instalados e conectados ao computador de bordo.
Esse computador de bordo envia as informações, através de rede Satelital, GSM/GPRS ou outra tecnologia de comunicação sem fio, para uma central de monitoramento que processa as informações e gera relatórios de desempenho do veículo.
Benefícios para a operação
O grande benefício para a operação é a disponibilização de informações em tempo real sobre diversos parâmetros da operação que permitem ao gestor ter uma visão clara da situação de maneira rápida, auxiliando a tomada assertiva de decisão.
Alguns dos benefícios principais são:
- Maior segurança: com os dados de telemetria é possível acompanhar o modo de direção do motorista, acelerações, frenagens e curvas bruscas ou velocidade excessiva. Com isso, o gestor pode criar planos de treinamento em direção segura para os seus colaboradores, reduzindo custos com multas, sinistros.
- Menor consumo de combustível: Pelo controle do modo de direção do motorista e controle em tempo real da autonomia do veículo é possível ao gestor evitar desperdícios de combustível, roubos e também educar os motoristas para uma direção mais econômica;
- Menor custo com manutenção: A partir de informações sobre diagnóstico de falha e modo de direção é possível prever falhas e reduzir o desgaste de peças. Assim, as manutenções corretivas serão reduzidas e a vida útil das peças e do veículo aumentará;
- Maior controle da operação: Através da telemetria o gestor pode fazer um controle da rota do motorista, sua jornada, possíveis atrasos e mudanças no plano. Com as informações em tempo real ele pode agir mais rapidamente para ajustar o seu plano operacional, aumentando a eficiência e produtividade da empresa.
Conclusão
A telemetria veicular é uma ferramenta extremamente poderosa para o gestor de frotas, independente do tamanho da sua frota. As empresas precisam investir em tecnologia para aprimorar a sua operação, reduzir custos e manterem-se competitivas no mercado.
Com a telemetria as empresas conseguem ter informações que permitem a tomada assertiva de decisão, reduzem custos e alavancam seus negócios.