Enquanto gestor de frota, você sabe que é importante monitorar os serviços dos motoristas e identificar a respectiva escala. A utilização de um dispositivo auxiliar na identificação de motoristas permite saber rapidamente quais motoristas estão conduzindo os seus veículos e quando, coordenando e registrando corretamente as viagens efetuadas por cada um deles.
Confira os benefícios de usar a identificação de motoristas no seu sistema de gestão de frotas.
Benefícios de usar um sistema de identificação de motoristas
Controle do serviço dos motoristas
Com um sistema de identificação de motoristas, fica mais fácil saber quando o condutor foi alocado a um veículo num determinado momento, evitando o uso não autorizado e fora de horário. Além disso, permite receber um alarme se um motorista não for identificado quando o veículo inicia a viagem.
Cumprimento da lei
A identificação dos motoristas também ajuda a cumprir a legislação em vigor relativa aos motoristas, como suas obrigações e sua jornada, registrando e reportando os seus tempos de condução.
Reduz custos e evita a utilização abusiva dos veículos
Se a sua frota tem uma alta rotatividade dos motoristas nos mesmos veículos, é mais fácil saber quem cometeu uma infração ou entregou o veículo com danos. Do mesmo modo, a não identificação dos motoristas responsáveis pela infração pode conduzir a riscos graves e até à paralisação desnecessária dos veículos.
Com a identificação dos motoristas, você pode identificar rapidamente os transgressores e agir em conformidade. Consequentemente, os motoristas saberão que estão sendo monitorados e mudarão o seu estilo de condução, reduzindo as despesas da empresa e evitando o uso abusivo dos veículos a longo prazo.
Passo a passo de como funcionam os iButtons
Como já falamos no artigo que explica, detalhadamente, o que é um iButton, agora vamos te mostrar apenas sobre como ele funciona. Continue a leitura e confira o passo a passo:
- Cada motorista tem um iButton único que mais se parece com um chaveiro. É mais conhecido como tags de motorista e deve ser usado junto com a chave de ignição.
- O leitor do motorista fica instalado no veículo e conectado ao dispositivo de rastreamento GPS.
- Então quando o motorista liga o motor, ele é obrigado a pressionar a tag contra o leitor.
- A tag é verificada e, se autorizada, o motor pode dar partida.
Se precisa evitar infrações e saber quais motoristas estão escalados para cada viagem, escolha o dispositivo mais adequado a necessidade da sua frota, que podem ser:
- iButton;
- Cartão RFID;
- Cartões de motorista do tacógrafo;
Conclusão
A identificação de motoristas através de um dispositivo como o ibutton oferece rapidez e segurança à frota.
Essa tecnologia também permite verificar o estado de cada veículo. Além disso, cada veículo e motorista são identificados para registrar a movimentação de entrada e saída, horários e quem estava conduzindo. É a possibilidade de ter uma visão clara do estado de toda a frota.
Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e receba todas as novidades na sua caixa de entrada em primeira mão!