Torne o Motorista seu Aliado

Neste post apresentaremos algumas dicas de como melhorar a performance e reduzir os impactos negativos da sua equipe de motorista.
08/11/2019
3 min de leitura
Torne o Motorista seu Aliado

A gestão de frotas não se trata apenas da gestão de indicadores operacionais, como custo por quilômetro, quilometragem percorrida, dados de manutenção, multas e consumo de combustível.

Afinal, o gestor de frotas é, acima de tudo, um gestor de pessoas. É fundamental para o gestor ter bom relacionamento com os motoristas e guiá-los dentro das normas e padrões de direção da empresa, identificando problemas e necessidades que, ao serem atendidas, permitirão uma melhor execução do trabalho.

Condutas irregulares dos motoristas podem acarretar problemas graves no desempenho da empresa, tanto nos custos quanto na imagem. Neste post apresentaremos algumas dicas de como melhorar a performance e reduzir os impactos negativos da sua equipe de motorista.

IMPACTOS DE CONDUTAS IRREGULARES

– Impacto na imagem da empresa: A maioria dos veículos de frota possui uma identificação ou plotagem, com dados da empresa. Desta forma, o modo inadequado de direção do seu motorista será associado à empresa pelas pessoas que circulam nas ruas, criando uma imagem negativa. Além disso, motoristas que dirigem de modo imprudente tem maior chance de se envolver em acidentes, o que também afetará o nome da empresa.

– Impacto nos resultados: A direção fora dos padrões recomendados também afeta diretamente os resultados da empresa. Acelerações, curvas e frenagens bruscas tem impacto direto na vida útil de peças e componentes mecânicos do veículo, de modo que, a direção imprudente do motorista resulta em um maior custo com manutenção e menor vida útil do veículo. Pneus, que representam parcela significativa do custo operacional de uma frota (aproximadamente 18%), se desgastam muito mais rapidamente e o consumo de combustível também se eleva.

Outro ponto a se observar é o RPM. Dirigir com o RPM do veículo muito elevado impactará diretamente no consumo de combustível. Como combustível e pneus representam mais de 20% dos custos operacionais de uma frota, os resultados financeiros são prejudicados pela direção imprudente.

Por último, existe o impacto financeiro relacionado a avarias e multas, bem como o custo de oportunidade com possíveis negócios perdidos devido à indisponibilidade de veículos na frota.

Para reduzir esses impactos é preciso educar os motoristas na direção segura, defensiva e econômica, de modo que ele conduza o veículo da forma mais eficiente possível dentro do trajeto planejado. Porém, como fazer isso?

TREINE OS SEUS MOTORISTAS

O treinamento dos motoristas em mecânica veicular, leis de trânsito, política de direção da empresa e direção defensiva é essencial. É muito importante educar e alertar os colaboradores sobre os riscos à segurança e os impactos do modo incoerente de direção para a vida deles e para a organização. Esses treinamentos são importantes para remover hábitos ruins de direção e explicar as possibilidades de economia que podem ser geradas pela direção defensiva.

O treinamento também serve como elemento motivacional ao motorista, mostrando que a empresa confia nele e deseja que ele se desenvolva pessoal e profissionalmente, assumindo maiores responsabilidades.

MONITORE O DESEMPENHO

É fundamental acompanhar de perto o trabalho de cada colaborador, monitorando os indicadores de performance para saber quais estão dando o melhor resultado e quais são os problemas enfrentados pela equipe que precisam ser resolvidos.

Sistemas de telemetria e rastreamento são grandes aliados do gestor de frotas para esse monitoramento pois, fornecem todas as informações necessárias para que ele avalie e tome as decisões mais efetivas. Algumas informações importante são:

  • Histórico de viagens;
  • Quilometragem percorrida;
  • Veículos utilizados;
  • Multas e sinistros;
  • Documentação e treinamentos;
  • Padrão de direção;
  • Acelerações, frenagens e curvas bruscas;
  • Tipo de cargas já transportadas.

Essas informações fornecem ao gestor uma visão completa sobre o motorista e permitem identificar os problemas enfrentados por cada um e quais são as suas necessidades para poderem desempenhar melhor o seu trabalho.

telemetria-infleet-gestao

PREMIE OS MELHORES MOTORISTAS

Os dados de telemetria permitem ao gestor avaliar quem são os melhores motoristas.

É importante valorizar aqueles que apresentam maior desempenho, portanto, premie os motoristas melhores e crie ações para a reciclagem dos motoristas que apresentam os piores desempenhos.

COMO A INFLEET PODE AJUDAR

Trabalhamos com o conceito de torre de controle logístico para fornecer aos seus clientes uma visão completa do estado do seu negócio e pontos de melhoria para contribuir com uma melhor gestão e redução de custos. Nosso sistema de telemetria é capaz de monitorar e informar acelerações, frenagens e curvas bruscas do motorista.

Garanta seu teste grátis!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Categoria da empresa*
Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.