5 dicas para otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria

Ainda não sabe como otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria? Confira as dicas que separamos neste artigo.
03/08/2022
3 min de leitura
5 dicas para otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria

A satisfação do cliente deve ser o objetivo principal dos frotistas, mesmo que a entrega da mercadoria seja a etapa final de todos os valores fornecidos na gestão, já que o momento da entrega deve respeitar o prazo, a garantia e a qualidade do produto.

Vale lembrar que cliente satisfeito é o melhor marketing que uma frota pode ter, ou seja, é entregar com eficiência e com otimização dos recursos. Por isso, o gestor da frota deve garantir a qualidade sem haver aumento de custos.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria. Confira nos próximos tópicos.

Desafios para o gestor de frota na entrega da mercadoria

O atraso da entrega é uma das dores de cabeça que todo gestor deve evitar. Além da insatisfação com o cliente, ele causa prejuízos, sem contar que a marca da sua empresa não fica bem no mercado.

São diversos fatores que o gestor precisa considerar para realizar de forma eficiente todo esse processo. Adotar uma estratégia que analise todos os recursos como o veículo a ser utilizado, o percurso da entrega, o condutor responsável, como será feito o acompanhamento e outros fatores.

São vários desafios que o gestor de frota enfrenta para que cada entrega seja realizada com sucesso. Para te ajudar nessa caminhada, separamos algumas dicas que podem auxiliar neste processo.

Planejamento

Este é o primeiro passo que deve ser feito. Afinal, o gestor precisa conhecer todos o processo até que seja realizada a entrega da mercadoria.

Uma das formas de elaborar o planejamento é responder algumas perguntas para compreender a particularidade daquela entrega. Os questionamentos podem ser:

  • Qual objetivo?
  • Para quem será entregue?
  • Qual tipo de carga?
  • Qual será o veículo?
  • Quando será feita a entrega?
  • Qual rota será realizada?
  • Quanto custa?
  • Qual motorista?

A partir das respostas, o gestor poderá ter uma visão mais clara após a sua análise. Ele poderá entender como será feita a entrega, qual a logística, quais custos estão envolvidos e outros fatores.

Investimentos em tecnologia

A concorrência no mercado é alta. Como vários clientes têm uma demanda onde desejam uma entrega do seu produto com rapidez e eficiente. Mesmo que o prazo não seja possível de forma imediata, a gestão de frota pode procurar alternativas de entrega com um prazo mais curto sem perder a qualidade.

De forma que não aumente os custos, o uso da tecnologia é essencial. Já que o uso de ferramentas podem auxiliar o gestor de frotas com as informações disponíveis em tempo real.

Afinal, com esses dados disponíveis do motorista e do veículo, o gestor pode tomar decisões mais assertivas, rápidas e estratégicas sempre que forem necessárias. O que resulta em manter a entrega da mercadoria no prazo estabelecido.

Processos estabelecidos

Além do monitoramento, o gestor de frota também pode definir alguns processos de entrega a depender do percurso, qual tipo de carga e o veículo a ser utilizado.

Com os processos pré-estabelecidos, já facilita no momento que precisar adequar ao serviço de entrega solicitado. Além dessa praticidade, é possível também escutar os motoristas para saber se tem alguma particularidade com certo tipo de mercadoria ou até mesmo o trajeto. São detalhes que fazem a diferença no resultado.

Ainda que, inicialmente, o gestor leve um tempo para definir cada processo. Depois, ele vai otimizar o tempo no seu dia a dia.

Treinamento

Investir em treinamento de motoristas é uma forma de reduzir os custos. Além de contribuir com a segurança do motorista, do veículo e da mercadoria.

Com motoristas bem treinados, todo o planejamento será executado conforme o previsto. Aliado com o uso da tecnologia, como o uso da telemetria, contribui para analisar onde o motorista pode corrigir suas falhas e ter uma melhor produtividade.

Os treinamentos contribuem para a conscientização de que ele também é essencial para o processo de forma que o cliente terá sua mercadoria entregue conforme combinado.

Parceiros de confiança

As parcerias podem ser realizadas de diversas formas para que o objetivo final seja cumprido: a entrega da mercadoria.

Por isso, se torna essencial buscar aqueles que estão no mercado há tempos, conhecem o tipo de serviço que a sua frota trabalha e tem profissionais capacitados. Estabelecer essas parcerias contribui para que o sucesso seja garantido.

Conclusão

O serviço de entrega bem-sucedido é o que todo gestor de frota deseja alcançar. Assim, ter um sistema que funcione e atenda toda a demanda se faz necessário.

As dicas apresentadas no artigo mostram ser possível ter essa organização. Além de que é importante verificar se já está na hora de atualizar os veículos da frota. Como o uso da tecnologia na redução de despesas, veículos e motoristas são aliados essenciais para todo o processo.

Gostou desse artigo? Então, confira outros conteúdos em nosso blog e fique por dentro de dicas, sugestões e ideias para aplicar no seu sistema de gestão de frota.

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