A Sina Logística é uma distribuidora de Santa Maria da Vitória, BA, que atua com o transporte de carga seca e também refrigerada, duas operações que necessitam atenção redobrada.
Há 12 anos no mercado, a frota conta com 43 veículos, com motoristas rotativos e, desde abril de 2021, realiza todo o monitoramento da frota e controle de abastecimento através do sistema Infleet. Quem acompanha toda essa operação e os indicadores é o Neuílton, o responsável pela gestão da frota.
O problema
Para entender melhor onde estão os maiores gastos com combustível, Neuíton iniciou a análise de alguns indicadores em parceria com a nossa equipe de sucesso do cliente. Notadamente, uma união que deu certo!
A partir dessas análises, ficou evidente que a frota gastava, em média, 11% no custo de abastecimento devido a ociosidade do motor. Como já falamos aqui no blog, o tempo ocioso do motor é o tempo em que o veículo fica parado com o motor ligado, funcionando. É o famoso motor ligado e parado. Uma atitude que contribui para um aumento significativo do consumo de combustível e desgaste das peças do motor.
Neuíton também constatou a necessidade de automatizar o abastecimento para controlar o consumo médio e custos da frota.
A análise de indicadores por operação foi essencial para entender o impacto de cada uma no custo final.
Solução
Usando o módulo de monitoramento da Infleet, aliado a um sistema de roteirização de terceiros, a Sina realizou o controle de rota com efetividade, melhorando o controle das rotas planejadas, desvio de rota e horário das entregas.
Outro resultado positivo foi em relação a automatização do abastecimento para controlar o consumo médio e custos da frota. Esse resultado permitiu uma melhoria na análise dos dados, uma evidência prática do quanto o acompanhamento dos dados traz informações para auxiliar na tomada de decisão.
Um detalhe que também fez toda a diferença no resultado foi a implantação do DDS (diálogo diário de segurança) com os motoristas, onde Neuíton explicou as melhores maneiras de condução do veículo a fim de aumentar a segurança e otimizar os custos operacionais da empresa.
Ferramentas utilizadas
- Módulo de monitoramento Infleet
- Módulo de abastecimento Infleet
- Sistema de roteirização
Resultados
Quando detalhamos as duas operações da empresa, observamos os resultados positivos ocorridos através do grupo que transporta carga refrigerada.
Em maio, a frota rodou 20% a mais do que em abril, e mesmo assim conseguiu reduzir em torno de 7% o tempo ocioso e o evento por quilômetro rodado em torno de 6%. Ao analisar os indicadores dessa operação, as melhorias foram no tempo ocioso e excessos de velocidades, que reduziram, respectivamente, 15% e 11%.
Outro ponto que vale a pena destacar sobre a carga refrigerada, em economia de combustível, foi em torno de 253 litros só no mês de maio, ou seja, uma economia de 9,2% considerando o nível de ociosidade dessa carga.
Isso mostra o quanto o trabalho em conjunto (gestor de frota, motoristas, time de sucesso do cliente da Infleet), somado a aplicação de melhorias, resulta em sucesso.
Se deseja resolver os principais problemas da sua frota e não sabe por onde começar, clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas.