No Brasil, a distribuição de madeira é afetada por diferentes fatores, como gargalos ou excesso de oferta devido a mudanças no mercado, clima e condições das estradas. Um fator adicional que impacta a complexa cadeia de fornecimento de madeira é o aumento dos custos de transporte desde o desembarque até a serraria.
Como os caminhões madeireiros são a principal fonte de transporte usada da floresta até o pátio do cliente, o alto consumo de combustível interfere diretamente nos custos gerais das frotas que têm esse setor como alvo.
É o caso da Madeplac, uma distribuidora de madeira que sempre teve o objetivo de aumentar o consumo médio da sua frota. Continue a leitura, confira como a Infleet foi parceira do gestor da frota Jeferson e o quanto esse trabalho em conjunto foi fundamental na entrega dos resultados finais.
Consumo de combustível em caminhão
À medida que os preços dos combustíveis continuam a subir, como os motoristas e gestores de frota podem reduzir o consumo de combustível em seus caminhões?
De acordo com o Orçamento Direto (2020), o caminhão rígido médio consome 28,6 litros de combustível a cada 100km, e o caminhão articulado médio consome quase o dobro. Com os preços do combustível atualmente, mudar os comportamentos de condução pode ajudar a reduzir os custos da frota e melhorar a eficiência do combustível da frota.
- Reduza o tempo ocioso
- Corrija comportamentos de condução agressivos
- Incentive a mudança inteligente
- Fique por dentro da manutenção
- Use rotas mais eficientes
Por entender que pequenas mudanças fazem uma grande diferença, o Jeferson iniciou as suas análises através da nossa ferramenta.
O X da questão
Antes de utilizar a plataforma integrada da Infleet, apenas a velocidade era o dado a ser acompanhado.
Após o uso do sistema, além desse dado, o Rafael conseguiu analisar os seguintes dados acionáveis:
- Eventos
- Ociosidade do motor
- Autonomia dos veículos.
Além disso, ao controlar mais rígidamente os condutores que são, em sua maioria, fixos por veículos, Jeferson observou o aumento em 18% da autonomia média da frota, no período de 90 dias. Isso refletiu em uma economia de mais de 3.000 litros por veículo, um ponto importante de ser observado nas próximas análises dos dados fornecidos pelo sistema integrado de gestão de frota da Infleet.
Conclusão
Se reduzir o consumo de combustível em seus caminhões e aumentar a autonomia da frota é uma meta para sua empresa, o nosso sistema de gestão de frotas pode ajudá-lo não apenas a economizar dinheiro em combustível, manutenção e reparos, mas também otimizar a produtividade de sua frota, fornecendo total clareza sobre os dados de seus motoristas e minimizar os riscos na estrada para que seus motoristas possam voltar para casa com segurança.
Reduzir os custos de combustível nos caminhões de distribuição de madeira era uma necessidade da Madeplac e é apenas um dos muitos benefícios que o sistema integrado da Infleet oferece.
Se você gostou deste case, considere clicar no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas. Leve a gestão da sua frota a um outro patamar!