A competitividade e, consequentemente, maior exigência dos clientes na qualidade de serviços logísticos demandam uma maior eficiência operacional e controle de indicadores para as transportadoras.
Quando pensamos em transporte e logística a qualidade muitas vezes está representada pelo nível de serviço adotado. Os questionamentos sempre são os mesmos: O tempo de entrega é viável para a operação? A empresa cumpriu o prazo acordado?
O estudo do tempo, nesse caso, é fator primordial para garantir a qualidade do serviço prestado considerando um indicador muito utilizado: o Lead Time
Nesse artigo, vamos apresentar o conceito e como calcular o indicador.
O que é Lead time?
O conceito do Lead Time está relacionado ao período entre o início de um processo e o seu término. Em logística, define-se como o tempo de todo o processo de compra, desde a solicitação do pedido até a entrega da carga.
A busca por um menor Lead Time requer o estudo intenso dos processos internos da empresa (desde o processamento de pedidos, movimentação dos insumos e trânsito para entrega), para reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.
O Lead Time controlado é essencial para o dimensionamento da frota, estudo da capacidade de entrega, previsão de demanda e controle de estoque.
Como calcular o Lead Time?
Já entendemos a importância do indicador e o impacto dele na redução de custos e satisfação do cliente. Mas como podemos calcular e aplicar na empresa?
Criamos um passo a passo para facilitar seu cálculo:
- Faça uma lista das atividades produtivas e não produtivas que fazem parte do processo (desde o pedido até a entrega ao cliente);
- Relacione todos os materiais necessários para realizar as atividades listadas;
- Calcule o tempo de chegada de todos os materiais listados que influenciam no processo;
- Lembre-se: o tempo do processo é representado pelas atividades mais longas;
- Faça uma medição dos tempos de espera para saída da carga e as atividades de carregamento;
- Estime o tempo de trânsito da carga.
Já sabe como a tecnologia pode ajudar a reduzir o Lead Time?
A utilização de softwares e digitalização de processos facilitam o controle de indicadores e a geração de relatórios confiáveis. A mensuração de resultados diários auxiliam na predição de eventos e, consequentemente, na melhoria de processos.
Hoje, no mercado, é possível encontrar sistemas de gerenciamento de estoque, carregamento de veículos, roteirização e monitoramento de cargas para dar suporte às tomadas de decisão dos gestores.
Conheça nosso sistema de roteirização e monitoramento!