Como é feita a gestão de abastecimentos na sua empresa? Você possui um posto interno próprio ou postos parceiros? Essas são perguntas que é preciso estar atento para a frota que deseja ter um posto de abastecimento próprio.
Muitos gestores de frotas, principalmente de empresas que possuem uma grande quantidade de veículos, se perguntam se é mais viável implementar um posto próprio de abastecimento ou manter o abastecimento em postos parceiros.
Para definir a viabilidade de se ter um posto de combustível próprio, o gestor de frotas deve primeiro verificar qual o consumo mensal de combustível da sua frota.
BENEFÍCIOS DE UM POSTO PRÓPRIO DE ABASTECIMENTO
As principais vantagens de possuir um posto de abastecimento interno próprio são:
1 – Maior controle de qualidade do combustível
Em um posto de abastecimento próprio, você terá maior controle sobre o combustível que está sendo utilizado em seus veículos, selecionando adequadamente a forma de armazenamento do combustível e o fornecedor que cumprirá as demandas de qualidade solicitadas pela empresa.
O risco de adulteração do combustível é muito inferior, bem como o de contaminação. Com a instalação de filtros separadores de águas é possível reduzir a presença de partículas sólidas no combustível, o que irá contribuir para um menor desgaste de peças como filtros, motor e bicos injetores e resultará em aumento da autonomia (km/l).
2 – Maior controle de custos operacionais com o abastecimento
Com toda a operação de abastecimento realizada internamente na empresa, o controle sobre os custos se torna muito maior. Você saberá exatamente quantos litros de combustível está consumindo, quantos litros está comprando, o valor de compra do combustível, autonomia média de cada veículo, custo operacional dos equipamentos e de pessoal. Esse maior controle permite a redução de desperdícios e consequentemente de custos operacionais.
3 – Maior praticidade e rapidez
O sistema de abastecimento estará disponível dentro da empresa 24 horas por dia e 7 dias por semana, não sendo necessário deslocar os veículos até um posto de abastecimento parceiro. Assim, a facilidade para a realização do abastecimento é muito superior.
4 – Menor custo de aquisição do combustível
Uma vez que a empresa faz a aquisição do combustível em grande quantidade e diretamente do distribuidor, não sendo necessário o intermediário (posto de gasolina), o custo unitário de aquisição do combustível será reduzido, trazendo economia para a operação.
DESVANTAGENS DE UM SISTEMA PRÓPRIO DE ABASTECIMENTO
A implementação de um posto interno apresenta algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração no momento de avaliação do projeto. Algumas das desvantagens são:
1 – Necessidade de alto investimento
Para implementar um sistema interno de abastecimento, é necessário fazer um alto investimento em infraestrutura, segurança e equipamentos para a operação. Os itens principais que compõe o investimento são:
- Bomba de combustível;
- Tanque de armazenamento;
- Filtros de óleo;
- Compressor de ar;
- Sensores de monitoramento;
- Infraestrutura (tubulação, válvulas, obra civil).
2 – Necessidade de manutenção
Todo o sistema próprio de abastecimento precisará de monitoramento e manutenção constantes para garantir o seu funcionamento, bem como colaboradores especializados para essas atividades. Há um custo operacional relativo ao uso dos equipamentos bem como o custo de manutenção dos mesmo e de pessoal.
3 – Menor flexibilidade
Para empresas que possuem uma grande área de atuação, porém apenas uma sede com posto de abastecimento, há uma menor flexibilidade quando é feito o uso do posto, o que pode causar a necessidade de criar uma operação mista.
4 – Necessidade de licenças ambientais e adequação às normas técnicas
No caso de implementação do sistema de abastecimento, é necessário a obtenção de licenças ambientais e adequações da estrutura da empresa à legislação ambiental e normas técnicas específicas deste tipo de operação.
É preciso ter alvará de funcionamento e viabilidade do posto emitido pela Prefeitura, liberação do corpo de bombeiros, CONAMA e ANP. Ao longo do período de uso do posto, a empresa terá que revalidar algumas dessas certificações e passar por fiscalizações que atestem a permissão de uso do sistema de abastecimento. Neglicenciar aspectos ambientais pode provocar sérios problemas para a empresa, com multas e proibições de funcionamento.
CONCLUSÃO
A instalação de postos de abastecimento internos para frotas pode ser extremamente viável para a empresa, a depender do seu consumo mensal de combustível e estrutura operacional.
O abastecimento interno pode permitir redução de custos com combustível, melhoria da autonomia e redução das manutenções veiculares. Por outro lado, há uma necessidade de grande investimento inicial e manutenção, bem como atenção licenças ambientais e de funcionamento que devem ser obtidas.
A INFLEET oferece um sistema completo para controle de abastecimento para postos internos próprios ou terceiros.
Entre em contato!