Todo gestor de uma frota de veículos deseja garantir o melhor desempenho da sua frota, reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos veículos para a execução de serviços. Para isso, o gestor dispõe de uma série de ferramentas de gestão de frotas, sendo uma das mais importantes o checklist veicular.
De maneira prática, o checklist de veículos é uma lista usada para verificar o estado do caminhão ou veículo leve, verificando o estado de peças, itens de segurança, documentos e partes críticas do veículo.
É importante que você crie o seu checklist de acordo com as necessidades da sua empresa, que irão te ajudar a não esquecer de cuidar dos mínimos detalhes da sua frota.
Com isso, você será capaz de antever problemas, reduzir custos, aumentar o tempo de serviço dos seus veículos e melhorar a segurança operacional.
O QUE DEVE TER EM UM CHECKLIST VEICULAR
O checklist do veículo deve ser feito sempre antes de saída e no momento da chegada do veículo na garagem da empresa.
O checklist deve ser uma lista que busque ao mesmo tempo, englobar o máximo de itens possíveis, para garantir que nenhum problema passará despercebido pela sua equipe, porém não deve ser longo demais para desestimular os motoristas a fazerem o seu preenchimento. Busque entender, com base na sua operação e planos de manutenção preventiva, dados do fabricante e itens de segurança quais são os elementos-chave que não podem deixar de ser verificados.
Os principais itens que devem conter em um checklist veicular são:
- Identificação do veículo;
- Data da inspeção;
- Quilometragem do veículo;
- Unidade da empresa;
- Nome e assinatura do responsável pela inspeção;
- Nome e assinatura do motorista;
- Nível de óleo do motor;
- Nível do fluido de freio;
- Nível de água no limpador de para-brisa;
- Água do radiador;
- Bateria do veículo;
- Funcionamento do limpador de para-brisa;
- Luzes;
- Condições da carroceria;
- Pressão dos pneus;
- Sulco dos pneus;
- Pastilhas de freio;
- Pneu reserva;
- Cinto de segurança;
- Extintor de incêndio;
- Kit de segurança de emergência (macaco, chave, triângulo);
- Documento do veículo;
- Luzes do painel;
- Vidros e faróis;
- Ruídos;
- Observações adicionais;
BENEFÍCIOS DO CHECKLIST
O uso do checklist veicular torna o processo de avaliação e liberação dos veículos de frota mais rápida, segura e eficiente, fornecendo uma visão mais clara para o gestor de frotas das condições dos veículos que estão sendo colocados em operação.
As inspeções de rotina ajudam a equipe a identificar e reportar problemas mecânicos e de segurança, fazendo com que você aja preventivamente, aumentando a segurança, evitando a quebra do veículo e manutenções caras, além de outros prejuízos resultantes de um veículo mal conservado.
- Maior visão sobre o estado da sua frota veicular;
- Aumento da segurança operacional;
- Melhor controle de manutenção preventiva da frota;
- Redução de custos com manutenções da frota;
- Melhor planejamento das manutenções e custos com manutenção da frota;
- Maior produtividade;
- Redução de irregularidades de documentação;
Com isso, o gestor terá uma rotina de controle da frota veicular mais organizada e poderá identificar problemas antes que eles aconteçam.
COMO IMPLEMENTAR O CHECKLIST
O checklist do veículo pode ser realizado de diversas formas a depender das necessidades do gestor de frotas. É possível realizar checklists manuais, em papel, ou com o auxílio da tecnologia, em aplicativos e tablets.
O checklist em papel é bastante simples. O gestor da frota deve organizá-lo em uma planilha excel e imprimir uma grande quantidade que será colocada na garagem para que os motoristas preencham antes de sair e depois que chegarem da rota.
O gestor então deve pegar os checklists preenchidos pelo motorista e analisar, armazenar em local apropriado e planejar a manutenção da frota com base nos problemas indicados.
No caso do checklist digital há um ganho muito grande de produtividade, a quilometragem do veículo pode ser obtida diretamente do sistema de rastreamento veicular ou do sistema de gestão de frotas. É possível que o motorista armazene fotos das avarias e danos, deixando a comunicação mais clara. Além disso, as informações preenchidas irão para uma nuvem e podem se comunicar diretamente com o sistema de manutenção e gestão de frotas, criando pendências de manutenção e indicadores de gestão de frotas de maneira automática.