Já pensou se o veículo apresenta algum problema durante o serviço? Isso é algo que muitos gestores não querem passar. Além do atraso com o cliente, o incidente pode trazer vários prejuízos e ter um alto custo.
Para evitar esses acontecimentos, a manutenção preventiva é primordial na rotina da frota. Pois, este tipo de rotina traz uma série de benefícios para os automóveis, demais ativos e para a empresa.
Visto que realizar a correção em problemas que acontecem de modo repentino e que poderiam ser evitados causam enormes prejuízos para a frota, além do tempo de inatividade dos veículos e motoristas. Enfim, é algo que todos devem evitar.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, confira o que separamos sobre manutenção preventiva e que pode ajudar com a sua frota. Boa leitura!
O que é manutenção preventiva da frota?
A manutenção preventiva da frota é uma revisão dos itens de cada veículo de forma periódica com objetivo de mantê-los funcionando perfeitamente e aproveitar ao máximo a sua durabilidade, além de evitar custos inesperados.
Quando realizada no tempo certo, a manutenção preventiva aumenta a vida útil dos veículos e diminui as despesas com renovação da frota, uma vez que os veículos demoram a serem trocados e ainda podem gerar lucro caso seja vendido.
Esse tipo de manutenção deve ser feita para evitar a manutenção corretiva e maiores gastos com os veículos.
Por que a manutenção preventiva é importante?
A manutenção preventiva é importante porque traz uma série de benefícios à frota, tais como:
- Maior vida útil aos veículos;
- Diminuição nos imprevistos;
- Menores custos com os veículos;
- Menor tempo de inatividade dos veículos;
- Maior confiabilidade em todo o processo da frota;
- Redução de risco de acidentes.
Ao adotar a manutenção preventiva, a empresa nota melhores resultados e uma maior eficácia na sua frota. Desde que a manutenção seja realizada por uma equipe destinada a essa função ou com auxílio de um software para sinalizar ao gestor sempre que for necessário.
Assim, é importante que os gestores fiquem atentos e realizem a manutenção preventiva no tempo certo de cada item.
O plano de manutenção preventiva para sua frota
Para ter os resultados esperados, a manutenção preventiva de cada item do veículo deve ser realizada no tempo certo.
Revisão mecânica, elétrica, calibragem dos pneus e até a lavagem do veículo são algumas partes que precisam ser revisadas. Claro que cada frota vai ter a sua demanda de acordo com o tipo de veículo, peso da carga, por exemplo.
Com o plano de manutenção feito, o gestor terá um cronograma para auxiliar nessas atividades. Ao utilizar um sistema adequado para gestão da sua frota, essas manutenções serão programadas e automatizadas, o que já facilita o dia a dia do gestor da frota.
Através do planejamento, é possível ter um maior controle em realizar a manutenção preventiva de forma correta.
Checklist para acompanhamento dos veículos
Os itens de checklist podem variar de acordo com as necessidades da frota. Porém, para a realização da manutenção preventiva pode incluir:
- Troca do óleo do motor;
- Troca do filtro de óleo e do ar;
- Inspeção do sistema de combustível;
- Observar o fluido de transmissão;
- Verificação do sistema de ar;
- Inspeção dos suportes do motor e da transmissão;
- Observação do eixo de transmissão, juntas, correias e mangueiras.
Além dos ajustes regulares que devem ser realizados com frequência. A análise dos itens do checklist permite que o veículo tenha uma maior vida útil como também evita surpresas desagradáveis para o gestor como o mau funcionamento ou peças quebradas em determinada rota, por exemplo.
Mas, e se a manutenção preventiva não for realizada?
A empresa de frota deve estar preparada para a realização de manutenções corretivas e ter um aumento em suas despesas. Até porque várias peças podem quebrar, outras precisam ser trocadas e sua operação pode ficar parada, já que o veículo estará na oficina para o conserto.
Afinal, sem esse acompanhamento, a frota permite que os desgastes sejam maiores e reduz a vida útil com seus veículos.
Além do aumento do risco de acidentes, o que coloca em risco não somente seus veículos como também a vida de motoristas e outras pessoas que possam se envolver. Ou seja, o custo pode ser ainda maior do que o esperado. Será que vale a pena?
Tenha o seu checklist de manutenção preventiva
É imprescindível que cada gestor saiba como agir e obter mais eficiência em sua frota. Por isso, a manutenção preventiva deve fazer parte da sua rotina. Afinal, a prevenção traz vários benefícios, como foi possível conferir no artigo.
Para você acompanhar seus veículos e não colocar em risco a sua frota, separamos um material especial que pode te ajudar. Pois, acreditamos que a empresa deve buscar os melhores resultados sempre e pequenos detalhes também fazem a diferença.
Gostou do nosso post? Aproveite e siga o nosso canal do YouTube e não perca mais nenhuma novidade sobre o tema!