Quando se trata de minimizar o tempo de inatividade do veículo, manter um cronograma regular de manutenção preventiva sempre será o melhor método. Mas mesmo o melhor cronograma de manutenção preventiva pode não levar em conta os inevitáveis eventos na estrada que podem atrapalhar seu orçamento de manutenção.
Embora reparos não planejados possam ocorrer em algum momento, existem algumas medidas simples que você pode implementar para mitigar o maior número possível de problemas antes que eles tenham a chance de afetar suas operações.
Uma dessas medidas é uma lista de verificação de inspeção veicular, uma avaliação diária completa dos ativos móveis, normalmente realizada pelo operador do ativo, que garante que o veículo ou equipamento esteja em condições adequadas de funcionamento antes do início de um dia de trabalho.
Quer entender melhor sobre essa documentação? Continue a leitura do post!
O que é uma lista de inspeção veicular?
Para muitas frotas, a lista de inspeção veicular, ou inspeções pré-viagem, são uma parte dos relatórios de inspeção do veículo do motorista necessários para inspeções anuais e auditorias regulares, mas quando são bem feitas e consistentes, podem oferecer mais informações sobre a saúde geral do veículo, sua frota e a eficiência de seus processos de manutenção.
As inspeções realizadas com uma lista de verificação de inspeção veicular bem feita, podem ser uma ótima ferramenta para ajudar os gestores de frota a identificar problemas rapidamente e agendá-los para manutenção sem sobrecarregar os técnicos ou deixar os motoristas presos com uma avaria na estrada.
Para muitas frotas, as inspeções pré-viagem são uma parte dos relatórios de inspeção do veículo do motorista necessários para inspeções anuais e auditorias regulares, mas quando são bem feitas e consistentes, podem oferecer mais informações sobre a saúde geral do veículo, sua frota e a eficiência de seus processos de manutenção.
Para aproveitar ao máximo suas inspeções pré-viagem, certifique-se de que seus motoristas podem usá-lo com facilidade e eficiência e que você identificou critérios específicos para a lista de verificação fornecida aos seus motoristas.
O que procurar em uma lista de inspeção?
Quando a maioria das pessoas pensa em uma “lista de verificação”, elas veem uma lista em um bloco de papel. Muitos gestores de frotas operam de maneira semelhante, usando listas de verificação manual e formulários que os motoristas podem ter dificuldade para acompanhar e nem sempre garantem informações suficientes sobre o status do veículo.
As tecnologias de frota foram introduzidas nas últimas duas décadas para entregar, com precisão, dados da frota muito além das anotações no papel, e isso se aplica a inspeções tanto quanto à telemática e ao GPS.
Muitas frotas optam por usar sistemas de gerenciamento de frota para gerenciar seus processos de inspeção, pois a maioria vem habilitada com formulários personalizados que podem ser facilmente acessados de um dispositivo móvel para facilitar o uso.
Se está procurando uma maneira fácil de começar e ainda aproveitar um formato digital, um formulário de inspeção vinculado a uma planilha para armazenar respostas pode ser uma boa abordagem.
Mesmo não tendo o poder de automação e colaboração rápida que teria com um sistema de gerenciamento de frota, ele ainda é compatível com dispositivos móveis e garante que você possa acessar rapidamente as informações à medida que elas chegam.
O que incluir em uma lista de inspeção de frota?
Embora esta lista seja extensa, ela deve fornecer uma boa ideia por onde começar e o que você pode adicionar para se adequar à sua frota.
Informações gerais
Leitura do hodômetro
Isso deve ser feito no início de cada dia para entender a quilometragem e a utilização.
Informações do motorista
Nome, número do funcionário e qualquer outra informação pertinente ao seu negócio.
Limpeza
Os motoristas devem manter sua cabine limpa para garantir a condição do interior e proporcionar um ambiente de condução confortável, especialmente se os motoristas trocarem de veículo.
Buzina
Os sons da buzina devem ser claros e imediatos.
Freios
Os freios devem funcionar sem esforço tanto na cabine quando o motorista pressiona o pedal do freio quanto externamente, para garantir que as luzes estejam funcionando.
Cintos de segurança
Os cintos de segurança devem ser colocados quando usados e mover-se suavemente quando puxados; as travas não devem ficar presas na fivela e devem ser liberadas imediatamente quando o botão é pressionado.
Nível de Combustível
Os níveis de combustível não devem ser mínimos e devem ser consistentes com o que foi informado no final do dia anterior; caso contrário, pode indicar um vazamento ou mau funcionamento do medidor.
Documentação
Isso inclui seguro, cartões de combustível, certificações e qualquer outra informação que precise permanecer na cabine em caso de emergência ou verificação na estrada.
Equipamento de emergência
Pense em equipamentos específicos para o veículo (cabos de jumper, pneu sobressalente, macaco, chave de roda, sinalizadores, triângulos refletivos, líquido de arrefecimento, óleo de motor) e segurança do motorista (extintor de incêndio, kit de primeiros socorros, canivete, kit de ferramentas, lanterna, carregadores, água).
Luzes
Certifique-se de que todas as luzes estão funcionando corretamente com os controles dentro do carro.
Pneus
Procure sinais de desgaste excessivo, objetos salientes, buracos ou rasgos.
Corpo
Avalie as condições cosméticas, como pintura e decalques, bem como a estrutura, como amassados, arranhões ou outros defeitos.
Nível de óleo
Se o nível de óleo estiver baixo antes do prazo de manutenção previsto, uma troca de óleo deve ser programada e o motor inspecionado.
Bateria
A montagem, os terminais e os cabos devem ser verificados antes de cada passeio, e os sinais de corrosão ou quaisquer problemas de tensão/conexão devem ser relatados.
Motor
Verifique todas as mangueiras e tubos, certifique-se de que os reservatórios de fluido não estejam vazando e documente quaisquer sinais de desgaste.
Códigos DTC
Estes devem ser verificados diariamente e relatados para monitorar quaisquer alterações.
Sons
Os motoristas devem ficar atentos à condição normal do veículo e observar quando algo mudou na maneira como soa, pois isso pode indicar um problema sob o capô.
Vazamentos
Qualquer acúmulo sob o veículo que ocorreu enquanto ele estava estacionado durante a noite deve ser investigado.
A importância da lista de inspeção de frota
Se você estiver implementando uma solução totalmente nova para inspeções de frota, é importante ouvir seus motoristas – afinal, eles serão os principais usuários de tudo o que você decidir implementar.
Quanto mais fácil de usar for o formulário para os motoristas, maior a probabilidade deles o preencherem de forma consistente e a consistência é fundamental se você estiver procurando por dados úteis do veículo e comentários acionáveis que possam indicar a necessidade de um reparo.
Depois de estabelecer um processo com seus motoristas, certifique-se de explicar claramente os critérios de inspeção e explicar o que eles precisam procurar.
Faça uma inspeção guiada com eles, concentrando-se nos detalhes necessários que fornecerão as informações necessárias para manter os veículos em funcionamento e, ao mesmo tempo, estar ciente do tempo.
Os melhores processos de inspeção são minuciosos e não sacrificam desnecessariamente o tempo do motorista.
A comunicação aberta com seus motoristas e suporte durante a implementação levará a uma melhor adoção do novo processo, e uma forte adoção é o primeiro passo para suas metas de longo prazo de menos tempo de inatividade, manutenção mais eficiente e melhor vida útil dos ativos.
Gostou do nosso artigo sobre como utilizar uma lista de inspeção veicular da frota? Aproveite e assine a nossa newsletter para não perder mais nenhuma novidade!