Independente de quando você esteja lendo esse texto, é muito provável que seja do seu conhecimento os eventos que se iniciaram no ano de 2019 e se seguiram nos anos seguintes, sendo oficialmente referenciados como a Pandemia do Novo Coronavírus.
Esse evento histórico de proporções mundiais mudou a forma como o mundo funciona afetando indústrias das mais variadas como: turismo, entretenimento e claro interferiram bastante na forma como as operações de transporte e logística passaram a ser conduzidas.
A duração desse impacto é passível de discussão, mas a realidade é que o cenário mudou. As medidas restritivas trouxeram novos desafios aos setores com o transporte como elemento chave de suas operações.
Vamos nesse texto discutir alguns desses impactos, nosso desejo é que ciente deles os gestores e gestoras de frotas possam avaliar o quanto suas empresas estão alinhadas a essas mudanças para usá-las como um fator impulsionador nos seus negócios.
Diversificação e digitalização de canais
Empresas que atendem o consumidor final com certeza notaram que um canal apenas de contato não era mais suficiente. Para quem estava adaptado a um contato físico e presencial com seus clientes a pandemia mostrou que nem tudo seria do jeito que costumava ser. Segundo o portal ‘e-commerce Brasil’ as compras online cresceram em 50% durante a pandemia.
Mesmo que sua operação seja entre empresas é muito provável que algo tenha mudado, a necessidade do home office pode, por exemplo, criar a necessidade de interações com seus clientes e fornecedores via chamadas de vídeo, ou a adoção de ferramentas de chat instantâneo para melhorar a comunicação e ajudar a prover respostas rápidas, evitando assim as insatisfações.
Essas mudanças de fato vieram em circunstâncias nada prazerosas, mas é de grande importância que sua empresa esteja atenta a elas mesmo após a passagem da pandemia. Disponibilizar múltiplos pontos de contato com clientes e fornecedores pode parecer complexo, mas, na verdade, reduz ruídos de comunicação e pode ser um fator de estímulo a vendas e melhoria de resultados, visto que sua empresa passa a se tornar mais acessível.
Gestão Completa da Frota
Nesse período em que equipes foram forçadas (por conta de medidas restritivas necessárias à mitigação dos efeitos da pandemia) a trabalhar de forma escalonada, parcialmente presencial ou mesmo remota, a comunicação e o controle das informações referentes ao dia a dia da frota sofreram bastante.
Empresas que não possuíam ferramentas avançadas para o controle e gestão da frota foram impelidas a buscar essas ferramentas.
A gestão completa da sua frota vai lhe auxiliar a integrar todas as verticais da sua operação, o que inclui controle dos custos com combustíveis, manutenções, multas, incidentes de telemetria e outros custos como pedágios e licenciamentos.
Ter visibilidade sobre todos esses custos e a correlação entre eles é fundamental para identificar os pontos acionáveis da sua gestão, ou seja, onde você pode intervir a fim de trazer melhorias.
Fazer mais com menos
Um fator que certamente traz consternação não apenas sobre os trabalhadores do setor de transporte e logística, mas a toda sociedade são os cortes provocados pela retração econômica vivenciada durante a pandemia.
Claro que é do interesse geral que esses postos voltem a ser disponibilizados, no entanto, é preciso entender também como lidar com esse cenário enquanto ele ainda estiver presente.
Ações como implementar uma cultura de diálogos semanais (virtuais a fim de evitar o contato) podem contribuir com o alinhamento de informações, visto que equipes reduzidas podem sofrer com uma carência na comunicação.
Além disso, o uso de uma ferramenta de gestão de frotas que ofereça um dashboard capaz de reunir as principais informações de gestão é essencial para manter toda a equipe na mesma página sempre.
A Infleet desenvolve soluções para simplificar a gestão de frotas das empresas, ajudando-as a focar nas ações que vão resultar em reduções reais nos custos operacionais. Se você deseja saber mais como podemos lhe ajudar nesse desafio, deixe a nossa equipe comercial saber disso, estamos prontos para lhe ajudar!