Qualquer um pode ser um ótimo motorista, e as frotas que desejam atrair e reter os melhores profissionais precisam abraçar a diversidade. Isso destaca a importância de criar um programa de treinamento que seja inclusivo e considere as suas diferentes formas de aprendizado.
Os números falam por si. Os motoristas que participaram de programas de treinamento e receberam feedback contínuo de desempenho, se beneficiaram da seguinte forma:
- 49–61% de redução na frenagem brusca
- Antecipação aprimorada de cenários rodoviários em 39–100%
- 59–89% de redução na aceleração repentina
- A mudança na RPM correta aumentou em 30–45%
Fornecer um treinamento contínuo com ênfase em práticas de direção mais seguras para motoristas de frota melhora significativamente os comportamentos de direção e influencia o resultado de todos os aspectos das operações de uma frota – da segurança ao atendimento ao cliente e à lucratividade.
No entanto, os gestores de frota precisam observar que adotar uma abordagem única não é o melhor caminho ao criar um programa de treinamento de motoristas que produz resultados tangíveis – simplesmente por causa das diferenças em como os motoristas absorvem informações e aprendem novas habilidades.
Neurodiversidade: uma vantagem competitiva
A neurodiversidade é um dos principais exemplos das diferenças inerentes entre os motoristas de frota.
Um dos subconceitos emergentes de diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho (DEI) é a neurodiversidade. Isso significa que métodos de aprendizagem e condições cognitivas, como TDAH e autismo, são apenas variações do cérebro humano, e não anormalidades.
Contratar funcionários neurodiversos e criar uma força de trabalho diversificada em termos de gênero, cultura e raça traz muitos benefícios. Um artigo do especialista em inovação em aprendizado Robert Austin e do professor da Harvard Business School Gary Pisano aponta:
“Como as pessoas neurodiversas são conectadas de maneira diferente das pessoas ‘neurotípicas’, elas podem trazer novas perspectivas para os esforços de uma empresa para criar ou reconhecer valor”.
No mesmo artigo, Austin e Pisano citam o exemplo de como a Hewlett Packard Enterprise (HPE) aumentou sua produtividade em 30% ao contratar talentos neurodiversos e como a SAP Software Solutions economizou US$ 40 milhões por meio de uma solução técnica inovadora – tudo porque abraçaram a neurodiversidade.
Da mesma forma, frotas que valorizam inovação, produtividade, resolução de problemas e melhoria de processos se beneficiarão da contratação de motoristas neurodiversos. No entanto, isso implica a criação de uma estrutura de treinamento que atenderá a esse segmento de motoristas.
Vários pontos fortes que um funcionário pode possuir, incluindo atenção aos detalhes, foco profundo, absorção e retenção de fatos, experiência, integridade e criatividade.
Como as frotas podem criar um programa de treinamento de motoristas que acomode a neurodiversidade? Considere a seguir:
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Conduzir um programa de aceitação da neurodiversidade.
O primeiro passo para qualquer programa de treinamento bem-sucedido para motoristas neurodivergentes é garantir que a força de trabalho neurotípica de sua frota entenda seu propósito.
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Crie conteúdo de treinamento personalizado.
Por exemplo, usar fontes maiores e mais fáceis de ler nos manuais do motorista beneficiará os funcionários disléxicos.
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Descubra o que manterá seus motoristas neurodivergentes motivados a aprender.
Por exemplo, motoristas com autismo podem absorver novas habilidades com mais facilidade de um programa de treinamento que incorpore um sistema de recompensas. Estudos também mostram que eles podem absorver, reter e processar melhor as novas habilidades quando as sessões de treinamento são mais curtas, mas mais frequentes.
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Tecnologia assistiva.
O uso de aplicativos e outras soluções de tecnologia pode tornar os programas de desenvolvimento de habilidades mais eficazes e mais agradáveis para os motoristas. Por exemplo, motoristas disléxicos podem transmitir seus pensamentos de forma mais articulada se tiverem acesso a aplicativos de fala para texto em vez de escrever.
Adapte-se aos diferentes estilos de aprendizagem dos motoristas
O conceito de estilos de aprendizagem não é novo. Modificar os métodos de ensino para acomodar diferentes maneiras pelas quais as pessoas absorvem e processam a informação tem sido amplamente adotado na escola ou faculdade.
No entanto, a mesma abordagem não é tão evidente quando se trata de programas de treinamento no local de trabalho, que geralmente seguem o método de ensino preferido do instrutor.
Os gerentes de frota precisam se afastar desse método de treinamento de habilidades centrado no professor e passar para uma abordagem centrada no motorista para ver um retorno do investimento em seus programas de treinamento.
O papel da telemática na diversificação dos programas de treinamento de direção
O uso de dados é uma excelente maneira de os gestores de frota personalizarem os programas de treinamento de motoristas, considerando os dados ricos que esses dispositivos capturam, registram e transmitem.
Ele permite que os gerentes vejam exatamente onde os motoristas individuais têm espaço para melhorias, fornecendo a eles uma visão baseada em dados para personalizar o treinamento de cada motorista com base em suas necessidades.
Frotas que aproveitam o poder da diversidade
Um programa de treinamento homogêneo nunca funcionou para todos os funcionários e nunca funcionará. O atendimento à neurodiversidade e a diferentes estilos de aprendizagem proporciona melhorias no envolvimento do motorista, juntamente com benefícios comerciais mensuráveis em termos de segurança, produtividade e lucratividade.
Por meio de conteúdo de treinamento personalizado, metodologia centrada no motorista e tecnologia assistiva, os gestores de frota podem liberar todo o potencial de sua equipe de motoristas.
Se você quiser descobrir como a Infleet pode te ajudar, entre em contato com os nossos consultores e saiba mais sobre o nosso programa de treinamento e consultoria para o gestor de frota.