Como construir um ranking de motoristas

Vamos tratar nesse texto de alguns pontos fundamentais para serem medidos quando se deseja criar um ranking entre os motoristas!
19/06/2020
3 min de leitura
Como construir um ranking de motoristas

Você gestor certamente já se deparou com a pergunta: como fazer meus motoristas se tornarem mais produtivos? Talvez você já tenha pensado em ser mais rigoroso, ou escolher discipliná-los de forma mais incisiva. Porém, antes mesmo de pensar em formas de punir o mau comportamento, você já se perguntou se você possui toda a informação necessária para aplicar essas medidas?

William Deming, famoso estatístico americano, possui uma frase famosa: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Como gestor você precisa primeiro garantir que você conhecesse bem o suficiente o seu processo, para a partir daí você ser capaz de intervir nesse processo.

Vamos tratar nesse texto de alguns pontos fundamentais para serem medidos quando se deseja criar um ranking entre os motoristas. O objetivo por trás da criação do ranking não deve ser o de criar um ambiente de disputa, ao contrário disso, o ambiente deve permitir a observação de boas práticas influenciar aqueles que ainda não se adequam aos padrões empresariais estabelecidos.

1. Excessos de Velocidade

A primeira variável que deve ser medida diz respeito à computação dos excessos de velocidade. Como já falamos diversas vezes nesse blog, 90% dos acidentes são causados por falha humana e 50% destes se devem à imprudência, conforme dados do Observatório Nacional de Segurança Viária.

É importante saber o total de eventos de excesso de velocidade, a sua recorrência, os principais pontos de ocorrência e as horas do dia em que eles ocorrem de forma mais frequente. Dessa forma você pode compreender melhor a causa raiz do problema e agir sobre ela. Além disso, você pode identificar também se é um padrão de todos os seus motoristas se comportar dessa forma, ou se são casos isolados.

2. Cumprimento da Jornada de Trabalho

Neste blog já falamos a respeito da importância do cumprimento da jornada do motorista. Essa importância é dada não só pelo peso legal que existe, mas também pela relevância na produtividade. Você sabe quanto tempo em média seus condutores estão gastando em refeições ou em descanso? Sabe se essas pausas estão sendo feitas no horário planejado ou se fora deste?

O estabelecimento de rotinas é uma excelente forma de disciplinar os seus motoristas e ajudar eles a se acostumarem a padrões de profissionalismo que irão reforçar o compromisso da sua marca com a qualidade.

3. Eventos de Telemetria

Outro tema recorrente em nossos textos é a importância da telemetria para a gestão de frotas. Quando estamos falando em medição de performance dos motoristas, esse tipo de medição é fundamental. Saber quais motoristas possuem mais eventos de frenagem e aceleração, se há o uso de altas rotações, ou se as curvas estão sendo feitas de forma inapropriada.

Medir esses eventos é fundamental para evitar acidentes ou desgastes acelerados nas partes mecânicas dos seus veículos. É muito importante que em suas reuniões periódicas com a equipe de motoristas, você informe eles a respeito da importância de respeitar esses elementos.

4. Controle os principais custos relacionados à rodagem

Os custos com abastecimentos e manutenções são na maioria das empresas os mais significativos durante a operação diária. Esses dois elementos dizem respeito diretamente à forma como os veículos estão sendo conduzidos. Observe se há uma discrepância de consumo de combustível entre os seus motoristas. Identifique em quais rotas esses excessos ocorrem com mais frequência, pergunte aos motoristas mais disciplinados o que eles fazem, e, aproveite para compartilhar esse conhecimento com os demais condutores.

A respeito das manutenções é importante observar se existe recorrência na realização de manutenções, isso pode indicar a presença de um comportamento repetitivo e prejudicial ao seu equipamento. Ajude os seus motoristas apresentando a eles o impacto positivo e negativo das suas práticas de direção.

Nós sugerimos que junto com a criação do ranking seja introduzida uma cultura de medição e solução de problemas. Use o ranking ao seu favor, com certeza os seus colaboradores vão perceber que o trabalho deles está sendo observado. Esse é um excelente momento para parabenizar os mais aplicados e criar planos de ação para auxiliar os menos adequados.

Nós aqui na Infleet buscamos desenvolver soluções que lhe ajudam a coletar e organizar essas informações. Se você deseja entender mais como podemos ajudar você e o seu negócio, deixe nossa equipe comercial saber do seu interesse.

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