O custo por quilômetro rodado é um indicador essencial para o controle financeiro e gestão de frotas, seja para uma transportadora que precisa desse indicador para precificar o valor do frete a ser cobrado em um serviço, seja para um distribuidor, que precisa desse valor para avaliar a viabilidade de rotas de distribuição dos produtos, planejar os custos operacionais e acompanhar a performance da empresa.
Toda empresa que possui um veículo precisa dessa informação para não perder dinheiro.
Além disso, o cálculo do custo por quilômetro te permite identificar os elementos de maior custo na sua operação, desperdícios e elaborar ações para economizar.
Então, como calcular o custo por quilômetro da minha frota? Vamos apresentar aqui para você um pouco mais desse assunto!
O QUE CONSIDERAR NO CÁLCULO
O cálculo do custo por quilômetro de maneira geral é obtido somando o custo fixo com o variável do mês e dividindo pela quilometragem total percorrida:
- VALOR DO KM RODADO = (CUSTO FIXO + CUSTO VARIÁVEL)/KM RODADO
CUSTOS FIXOS DE UMA FROTA
Os custos fixos são aqueles que você precisará pagar independentemente de quantos quilômetros a sua frota percorrer, demanda da empresa ou serviços realizados. De maneira geral, é aquele valor que você paga se o veículo rodar ou não. Alguns dos principais custos fixos de uma frota são:
- Seguro;
- IPVA;
- Salário e encargos dos motoristas;
- Licenciamento;
- DPVAT;
- Depreciação do veículo;
A depreciação do veículo muitas vezes é ignorada no momento do cálculo do custo por quilômetro, porém, imagine que um veículo foi comprado por R$ 200.000,00 e deprecia 10% ao ano. Logo, ele tem um custo anual de R$ 20.000,00 reais para a sua empresa. Esse valor não pode ser ignorado.
Os custos fixos pagos anualmente podem ser divididos por 12 para uma avaliação do custo por quilômetro mensal.
Dentro do caso específico de cada empresa é possível existirem outros custos fixos, avalie a sua operação e quantifique cada um deles.
CUSTOS VARIÁVEIS DE UMA FROTA
Os custos variáveis de uma frota são aqueles que dependem da demanda, quilometragem percorrida ou serviços realizados. Ou seja, são aqueles custos que só existem quando o veículo roda e são proporcionais a quilometragem percorrida.
Alguns dos principais custos variáveis de uma frota são:
- Pneus;
- Manutenção;
- Combustível;
- Pedágio;
- Despesas de viagens (hospedagem e alimentação);
- Mutas;
- Hora Extra do motorista e assistente;
Para o melhor controle desses custos você deve manter o seu veículo sob as melhores condições de operação possíveis, realizando manutenções preventivas e checklists de saída.
Desta forma, você evitará que o veículo rode com pneus descalibrados, desbalanceados ou desalinhados ou com falha em algum sistema, pois isso irá provocar um maior custo com manutenção, combustível e pneus.
Para saber mais sobre isso veja o nosso post sobre os ladrões de km do seu veículo e o nosso post sobre dicas para reduzir o consumo de combustível.
CONCLUSÃO
A informação do custo por quilômetro é, portanto, essencial para o controle financeiro de uma empresa. Para realizar um cálculo adequado é preciso ter todas as informações de itens de custo e valores relacionados a cada veículo, bem como a quilometragem que cada um deles percorreu.
Nesse sentido os sistemas de gestão de frotas podem ser bastante úteis, pois permitem todo o registro e geração de relatórios das despesas da frota bem como o armazenamento da informação de quilometragem percorrida.