O agronegócio é um dos setores que mais movimenta a economia no Brasil. Por isso, o uso das tecnologias é importante para aquelas fazendas que querem se destacar no meio e ter uma melhor produtividade.
Assim, é possível acompanhar as operações de forma remota, ou seja, sem precisar estar no campo. Sendo telemetria uma das tecnologias mais importantes para o setor do agronegócio.
Por meio dela, as fazendas já conseguem ter uma redução de custos e otimizar as suas atividades. Como isso é possível? Confira mais sobre a sua importância no artigo a seguir.
O que é telemetria?
A telemetria é a medição de dados de forma remota sendo realizada em tempo real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores, mas se tornou bastante comum em veículos.
A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes do veículo. De modo que esses dados são acessados, a qualquer momento, pelo sistema que acompanha. Os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário assim como consultar o histórico do veículo.
O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. Além disso, ela auxilia na condução dos motoristas com objetivo de aumenta a segurança para evitar acidentes, melhora a produtividade da equipe e reduz os custos da operação.
Como a telemetria auxilia o setor de agronegócios
Com o auxílio da telemetria, os fazendeiros conseguem monitorar toda a sua operação de forma remota, sem precisar ir até o campo.
Além desse monitoramento remoto, a telemetria auxilia desde a coleta de dados como também é possível verificar as condições climáticas e as do solo. Isso acontece devido aos sensores das máquinas que ficam nas estações meteorológicas.
Através dessa coleta, o uso da telemetria é importante para armazenar todas as informações em tempo real, como também é possível consultar todo o histórico sempre que for solicitado. Sendo que ela pode ser aplicada de diferentes formas.
Telemetria básica
A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações com um custo menor. Geralmente os dados são valores aproximados, mas ainda é bastante confiável.
Com a telemetria básica no agronegócio, é possível medir:
- Consumo de combustível;
- Temperatura e rotação do motor;
- Trajeto realizado pelo equipamento;
- Área trabalhada e horas produtivas;
- Velocidade instantânea;
- Tempos de parada de cada equipamento.
Telemetria avançada
A telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os sensores e componentes de onde ela for aplicada.
A partir disso, as empresas aplicam em uma variedade de ferramentas, dispositivos e outros equipamentos para permitir o gerenciamento de dados.
A telemetria avançada possibilita o acesso às informações mais específicas no agronegócio como:
- Pressão do óleo do motor;
- Pressão do corte de base;
- Rotações Por Minuto do equipamento;
- Posicionamento de cada equipamento;
- Horas do equipamento ligado;
- Tempo do motor ocioso;
- Eficiência durante a operação.
Benefícios da telemetria para o agronegócio
São os inúmeros benefícios que a telemetria traz para o setor do agronegócio sendo uma tecnologia primordial para as fazendas que visam ter melhores resultados e estarem a frente das demais.
Redução de custos
Com os dados coletados pela telemetria, é possível analisar todo o histórico e criar diversos relatórios personalizados. Esses relatórios contribuem para identificar quais as otimizações são necessárias para aplicar nas atividades agrícolas e ter uma redução de custo.
Tempo ocioso, equipamento com falhas, produtividade mais eficiente e outros fatores analisados que auxiliam na redução de custos e, consequentemente, maior lucro.
Aumento na produtividade
Com a análise de dados, as condições da produção agrícola são melhores já que o gestor deve buscar soluções otimizadas para cada área da operação. Isso proporciona uma maior produtividade.
Vale ressaltar que essa produtividade é benéfica não somente para as máquinas e equipamentos como também para os trabalhadores rurais. Já que seu tempo será ainda mais eficiente.
Decisões mais assertivas
Como a telemetria possibilita o monitoramento em tempo real, é possível tomar decisões mais assertivas mesmo com as operações realizadas em campo.
Semeadura, aração, colheita e outras ações que não estiverem dentro do planejado podem resultar em maiores danos para a fazenda. Com relatórios em mãos, a pessoa responsável pode agir de forma mais rápida e corrigir qualquer imprevisto.
Isso contribui para que os objetivos sejam alcançados em um prazo menor do que foi estabelecido.
Gestão de frota
Já citado que a telemetria é bastante popular em veículos, então ela se torna uma excelente aliada para os equipamentos e máquinas agrícolas.
Afinal, é possível localizar o percurso da máquina, consumo de combustível, problemas do motor e muito mais. Esse é um dos usos mais comum onde a telemetria se tornou bastante eficaz para o setor de agronegócio.
Conclusão
A telemetria é uma das tecnologias mais utilizada em diversos setores da economia. O agronegócio é mais um que se beneficia dessa ferramenta. Os dados coletados e o monitoramento realizado auxilia na redução de custos como também nas tomadas de decisões.
Além do uso no campo, a telemetria contribui para o avanço tecnológico do agronegócio. São inovações que agregam ainda mais valor em um dos setores que movimentam a economia no país.
Depois conta para a gente o que você acha do uso da telemetria no setor de agronegócio?
Caso queira ficar por dentro dos principais assuntos do setor, assine a nossa Newsletter.