A tecnologia está cada vez mais presente na gestão de frotas que buscam ter melhores resultados. Com o seu auxílio, o gestor pode tomar decisões mais precisas, definir suas estratégias e evitar maiores danos.
O grande diferencial será em como utilizar as tecnologias para potencializar os objetivos da empresa. Por isso, vários gestores buscam inovações que atendam às suas reais necessidades com o melhor custo-benefício.
Sendo a telemetria bastante comum na gestão de frota, ainda existem várias dúvidas sobre como ela pode ser aplicada em outros setores. Afinal, seu uso pode, e muito, contribuir com bons resultados para diferentes áreas.
Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades sobre a telemetria que você pode conferir no artigo a seguir.
O que é telemetria?
A telemetria é a medição de dados de forma remota e realizada em tempo real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores, porém se tornou bastante comum no uso em veículos.
A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes da frota. Esses dados são acessados por uma pessoa responsável que pode acompanhar tudo a qualquer momento.
Os dados que podem ser coletados são variados como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível, entre outros.
A partir da análise realizada, o gestor tem informações concretas que auxiliam na sua tomada de decisão de forma rápida, assertiva e estratégica. Isso contribui para reduzir os custos e otimizar a operação da sua frota.
Telemetria básica
A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações dos veículos com um menor custo. Como os valores são adquiridos através do GPS, podem ocorrer algumas incertezas já que são valores aproximados, mas seu índice de confiabilidade é alto.
Alguns dados fornecidos pela telemetria básica:
- Excessos de velocidade;
- Freadas e arrancadas bruscas;
- Distâncias percorridas;
- Localização geográfica em tempo real;
- Dados de rotas anteriores.
Telemetria avançada
A telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os sensores e componentes de um veículo. E ainda elimina a margem de erro que medições, como o GPS, apresentam.
A telemetria avançada possibilita o acesso a informações mais específicas como:
- Dados do odômetro;
- Identificação do motorista;
- Monitoramento de RPMs;
- Temperatura do motor;
- Ignição ligada / desligada;
- Uso do cinto de segurança;
- Consumo de combustível.
Então, o que é mito e o que verdade na telemetria?
Separamos algumas das principais dúvidas sobre o que é telemetria, a sua utilização e como ela pode contribuir com os melhores resultados de empresas de diversos setores.
A telemetria mede somente a localização do veículo?
MITO.
A telemetria mede vários tipos de dados que vão além da localização, como consumo de combustível, controle de manutenção, excesso de velocidade e muito mais.
Ainda que o uso da telemetria seja básica, é possível obter outras informações que já contribuem para a tomada de decisão do gestor. Isso contribui para um melhor funcionamento da empresa e uma otimização dos recursos disponíveis.
A telemetria ajuda na redução de custos?
VERDADE.
O monitoramento ajuda na correção de falhas nos equipamentos, evitando, danos maiores e manutenções fora do previsto.
Assim, evita que a empresa realize as manutenções preventivas no período correto como também visualizar qualquer necessidade de reparo nos equipamentos assim que for possível. Redução de custos financeiros, tempo de máquinas paradas e outros possíveis danos que possa surgir.
É possível acessar os dados anteriores por meio da telemetria?
VERDADE.
Os dados ficam armazenados para que a pessoa responsável possa acessar a qualquer momento e, assim, ter decisões mais assertivas.
A partir da telemetria, é possível elaborar relatórios personalizados e ter uma visão completa do desempenho dos equipamentos e da equipe. O que contribui para melhores definir quais serão as estratégias adotadas.
Somente veículos podem utilizar a telemetria?
MITO.
A telemetria auxilia diversos setores em diferentes equipamentos com medição de dados de forma remota e em tempo real. A partir dos dados armazenados, é possível visualizar o que está funcionando e o que pode ser melhorado em cada setor. Assim, cada projeto pode ser executados com mais eficiência, rapidez e otimização dos custos.
É uma tecnologia que se tornou uma forte aliada para outros setores como: construção civil, agronegócio, segurança, médico, etc.
A telemetria é um sistema caro?
MITO.
Existem diversos sistemas no mercado e a Infleet oferece soluções de acordo com a realidade de cada empresa.
O mais importante é que a empresa busque por soluções personalizadas e consiga adaptar com às suas necessidades. Assim, o custo-benefício será ainda maior já que a telemetria contribui na redução de custos nas empresas.
Quer saber mais? Então entre em contato e solicite uma demonstração.