Você já se deparou com funcionários desviando mercadorias?
Casos de desvio de mercadoria são constantes nos noticiários de todo o país. Essa é uma situação comum que muitas distribuidoras e transportadoras precisam lidar no seu dia a dia e o prejuízo provocado para as empresas é elevado.
Mas você já sentiu dúvida quanto a melhor forma de agir? Dúvidas sobre as consequências da sua decisão?
Esse comportamento de um funcionário, uma vez comprovado, é criminoso, podendo configurar, por exemplo, furto, apropriação indébita ou estelionato, previstos no Código Penal.
Então, como evitar os desvios de mercadoria e se proteger dessa situação?
Essas são algumas perguntas que nos fazemos no momento em que encontramos casos de funcionários que estão desviando mercadorias na empresa e que precisam ser consideradas cuidadosamente. Neste post vamos abordar essa situação e qual a melhor forma de agir nesses casos.
1. MONITORE A ROTA DOS VEÍCULOS
Em um novo cenário, imagine o caso em que o gestor faz o controle apenas pelo celular, pedindo para o funcionário ligar ou enviar uma mensagem no momento em que a entrega for realizada, porém, ele não utiliza sistema de monitoramento da sua frota. Como esse gestor saberá que o funcionário de fato foi no local que ele falou?
Como ele saberá se um motorista foi em um local indevido realizar a entrega de mercadoria desviada? Caso ele perceba o desvio, como poderá comprovar?
No Rio de Janeiro, uma distribuidora de alimentos foi condenada a pagar R$ 20.000,00 a um funcionário demitido por justa causa que estava desviando mercadoria porque foi considerado que a empresa não conseguiu provar a ação ilícita do seu funcionário¹.
Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação:
- Posição do veículo em tempo real;
- Tempo de viagem;
- Distância percorrida;
- Rotas;
- Pontos de parada;
Então, é fornecido um histórico perfeito para ser verificado se o funcionário cumpriu o plano traçado e entregou nos locais corretos no horário previsto.
Porém, com as atividades do dia a dia, muitos gestores não tem tempo para analisar dados de sistemas de rastreamento, certo?
Sistemas mais avançados, como o da INFLEET, além de fornecerem dados históricos também emitem alertas via e-mail para os responsáveis, para que eles sejam informados em tempo real sobre paradas indevidas dos seus veículos. Assim, não é mais necessário ficar olhando constantemente a plataforma de gestão.
2. CONTROLE O ESTOQUE
Ter o controle total sob o seu estoque é um fator fundamental para evitar o desvio de mercadorias. Apenas sabendo quais produtos estão sendo transportados, por qual motorista, em qual caminhão, com horários de saída e chegada além do estoque disponível será possível observar desvios.
Imagine uma empresa em que não há registro adequado dos itens que estão sendo transportados e que não possui procedimento padrão de confirmação do recebimento do pedido por parte do cliente. Como poderemos saber que a entrega foi feita adequadamente? Como saber qual era o responsável pela entrega?
Nesse caso, o funcionário poderá facilmente sair com 10 caixas para entrega, entregar 9 e revender uma por um menor preço sem que a empresa e o cliente tenham conhecimento.
Sistemas de códigos de barra e ERPs podem contribuir significativamente para a resolução desse problema, registrando todas as mercadorias que estão sendo transportadas, por quem e qual veículo, com data e hora de entrega. Assim, a empresa poderá ter histórico dos dados caso precise checar alguma informação, melhorando o controle sobre o processo de entrega.
3. USE A ASSESSORIA JURÍDICA
Por se tratar de uma situação com potencial ação criminal ou trabalhista, é fundamental a empresa estar prevenida juridicamente.
Uma entrada com ação criminal contra o funcionário, sem provas suficientes pode resultar em uma ação contra a empresa por danos moriais, pois, o funcionário pode alegar constrangimento e abalo moral com esta situação, uma vez que, o registro de boletim de ocorrência e repercussão na empresa, afetam moralmente o empregado.
CONCLUSÃO
Queremos evitar problemas com desvio de mercadoria e processos trabalhistas.
Para isso, é fundamental possuirmos o total controle sobre o processo de entrega, rotas realizadas, jornada do motorista e estoque de produtos. Apenas assim será possível ter informações confiáveis que garantam a qualidade da entrega e a correta tomada de decisão pelo gestor.
Sistemas de monitoramento de frotas e ERPs contribuem significativamente para essa maior segurança ao fornecerem registro de todos os processos logísticos realizados pela empresa.
A INFLEET possui produtos de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão do gestor. Agende seu teste grátis!
Referência:
1 – https://www.conjur.com.br/2014-jan-09/falta-provas-acusado-desviar-produtos-reverte-justa-causa