A tarefa de listar os motivos pelos quais os acidentes de trânsito devem ser evitados é uma tarefa difícil. Porém, certamente o maior cuidado e a maior fonte de preocupação deve ser a segurança das vidas envolvidas no contexto do trânsito. Outras perdas como: danos a bens materiais, multas e desvalorização da imagem da empresa devem ser também observadas!
A origem dos acidentes é variada, podemos citar três áreas principais: os condutores, as vias e o veículo. É importante que a empresa esteja preparada para evitar ou reduzir o impacto dos acidentes que podem ser oriundos de cada uma dessas 3 fontes.
Os acidentes ligados ao condutor geralmente denotam um grau de irresponsabilidade por parte do colaborador. Excessos de velocidade, ultrapassagens perigosas, uso inapropriado do celular e falta de uso do cinto de segurança são exemplos de atitudes que precisam ser evitadas para reduzir as chances de acidentes.
Na criação das rotas é muito importante prestar atenção às condições de rodagem das vias. A presença de placas e sinalização horizontal são aspectos muito importantes para o uso de uma via, além disso, a boa conservação dela, ajuda a evitar danos ao veículo ou eventos como pneus furados, que podem aumentar a possibilidade de acontecerem acidente.
Os fatores relacionados ao veículo são talvez aqueles que melhor podem ser controlados pela empresa. A adoção de um plano de manutenções preventivas, aliado ao uso de um checklist diário são fatores fundamentais para garantir a segurança da operação.
Vamos dar algumas dicas práticas sobre como reduzir a presença dos acidentes de trânsito na sua organização:
- Adote conversas diárias ou semanais com todos os colaboradores. O foco aqui é manter o assunto “segurança” como um tópico presente no dia a dia dos condutores. O uso de exemplos práticos é muito importante. Estabeleça um tempo máximo para a conversa, 15 minutos é uma duração excelente para uma reunião diária. E, se for possível, tente fazê-la com os colaboradores em pé.
- Adote um plano de manutenção e use um checklist. Caso pareça muito difícil, comece com uma parcela da frota apenas, mas garanta que aos poucos essa prática será uma realidade de toda a sua operação.
- Controle os indicadores de desempenho dos seus condutores. Aqui nesse ponto o uso da telemetria é fundamental, saber quais condutores estão apresentando comportamentos incompatíveis com as práticas defendidas pela empresa é fundamental!
- Conscientize seus motoristas sobre a importância de usar os smartphones de forma condizente com a prática da direção segura. É verdade que os aplicativos de mapas são muitas vezes fundamentais, mas não se deve usar essa brecha para normalizar o uso indiscriminado da tecnologia.
- O acompanhamento das condições climáticas é fundamental, dirigir sob condições de forte chuvas ou neblina é um risco que se for possível fugir dele então deve-se evita-lo.
- Faça um planejamento prévio das rotas, observando as melhores vias e horários para realizar os seus serviços.
Claro que existem outras dúzias de boas práticas a serem observadas. No entanto, acreditamos que começando por essas aqui já é possível obter uma melhora consistente na exposição aos riscos inerentes aos serviços de transporte.
Nós entendemos que a imagem das empresas é construída através do tempo e de diversos esforços de posicionamento e marketing. A tomada de atitudes ativas para a mitigação de acidentes deve ser vista também como uma ação de posicionamento estratégico da empresa, pois, através desse tipo de ação ela reafirma o seu compromisso com a sociedade.
A Infleet está comprometida com o desenvolvimento de soluções e de conteúdos que ajudam os seus parceiros a operarem de forma menos custosa e mais segura. Nos deixe saber se existe algum tema que deseja que seja explorado aqui!
TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO E TELEMETRIA INFLEET
O uso da telemetria veicular traz uma série de benefícios operacionais. A tecnologia da Infleet em gestão de frotas permite a você ter o total controle e transparência na gestão de frotas da sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto de custos, contribuindo para uma tomada rápida de decisões.
Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui.