Olá, gestor e gestora de frotas. Parabéns por se interessar por um tema tão importante. Reverter a lógica da hierarquização excessiva e trazer os colaboradores para perto da gestão é um passo importante para iniciar um processo bem sucedido de excelência operacional.
É fundamental que quando você pense em mudanças, sejam elas de práticas ou de tecnologias no dia a dia da sua frota, que os condutores estejam dentro desse processo, pois, no final das contas, a boa execução desse plano vai depender totalmente da compreensão e colaboração deles. Talvez você pense: “mas eu estou implementando tecnologias que vão aumentar a vigilância sobre o trabalho dele, será que ele vai querer me ajudar assim mesmo?”. Caso você pense assim, tudo bem, faz todo sentido mesmo, porém, como dito antes, é melhor contar com o motorista do que o excluir desse processo. Vamos então juntos pensar em algumas formas de trazê-lo para perto e garantir o seu suporte.
Os passos que sugerimos nesse processo estão listados abaixo, mas você não precisa se limitar a estes apenas. Provavelmente existem características do seu ramo de operação que podem trazer mais argumentos para usar nessa conversa com seus motoristas.
1. Primeiro garanta que os motoristas conhecem o negócio com que trabalham. É importante dar ao colaborador a imersão necessária ao universo da empresa, um motorista é muito mais do que alguém que dirige um veículo de um lugar para o outro. Ele muitas vezes será o maior representante da sua empresa que a sociedade irá ver, caso essa pessoa dirija mal cairá sobre a empresa a função de se posicionar junto à sociedade.
Uma tarefa inicial deve ser compartilhar com eles quais são os valores da empresa e como eles se aplicam nas atividades exercidas por esse grupo de funcionários. Um membro da organização que entende a que propósito a sua empresa serve é um mensageiro poderoso para a propagação da imagem correta da sua empresa e isso resulta em melhores resultados práticos na forma como este conduz os ativos da companhia.
2. O segundo ponto a trabalhar nessa educação dos condutores à aceitação do uso de tecnologias está em mostrar para eles como essas ferramentas pode ajuda-los. Boas ferramentas de gestão de frotas entregam relatórios de telemetria personalizados e completos, essas ferramentas podem ser grandes parceiras dos motoristas para que eles identifiquem onde estão falhando e corrijam isso.
Ao invés de aguardar pela chegada das multas, ou por reclamações no SAC da empresa, é muito melhor mostrar ao motorista como um comportamento preventivo pode ser importante. Nesse caso, é interessante que o seu sistema informe sobre frenagens e acelerações bruscas, além de curvas acentuadas, excessos de velocidade e ociosidade do motor. Esse tipo de informação vai atuar de forma poderosa dentro da sua empresa, ajudando os seus motoristas a chegarem ainda mais longe.
3. A terceira dica é investir em modelos de compensação. Mais uma vez, vamos inverter a lógica punitiva que infelizmente ainda impera e passar a educar os nossos colaboradores com base nos bons exemplos. Construir cases internos é uma ótima forma de motivar os demais colaboradores a se destacarem em suas funções. Imagina como será mais reconfortante deixar de correr atrás dos motoristas para dar reclamações e passar a reuni-los periodicamente para celebrar os melhores resultados.
Alguns gestos que podem ser muito simples quando tomados do lado da empresa podem gerar um efeito muito relevante nos funcionários. Eles poderão levar esses reconhecimentos para suas famílias e comunidades, ajudando a reforçar o posicionamento e os valores da empresa. Esse tipo de ação de branding é um acerto duplo, pois não só reforça a importância de manter boas práticas por parte dos condutores, como também aproxima a organização das pessoas ao seu redor.
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