É muito comum encontrar gestores de frotas que não desejam implementar sistemas de gestão por trabalharem com frotas pequenas. Não enxergam necessidade em realizar o monitoramento da frota ou que não haverá benefício em implementar uma política de gestão mais completa por acreditarem que o investimento não irá trazer retorno.
Um engano!
Não existe uma quantidade mínima de veículos necessária para se fazer o uso de sistemas de gestão e monitoramento. Tanto frotas de 1 veículo como frotas de 1000 pode se beneficiar do controle e das informações que o sistema fornece.
Naturalmente, para frotas de grande porte realizar o controle e gestão sem um sistema especializado se torna uma tarefa extremamente complexa, sujeita à erros e custosa. Entretanto, no caso de pequenas frotas os benefícios também podem ser obtidos.
Os principais benefícios que a gestão de frotas traz para pequenas frotas são:
Controle de Rotas
Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação e a fim de verificar se a mesma é a melhor forma de se chegar ao destino ou se há um caminho ótimo que poderia ser seguido.
É possível também saber em tempo real onde está cada veículo, tempo da viagem e distância percorrida. Com essas informações o gestor consegue definir o custo por quilometro rodado, indicador importante para a avaliação de resultados e previsão de custos com novos roteiros.
Controle do comportamento do condutor
Os softwares de gestão e dispositivos de telemetria permitem avaliar informações do modo de condução do motorista, como freadas e acelerações bruscas, RPM do motor, velocidade média e máxima entre outros.
Assim é possível verificar se o motorista está utilizando técnicas de direção defensiva, obedecendo à legislação de trânsito e ranqueá-los com base no seu modo de direção. Além disso, isso permite verificar quais motoristas precisam de treinamento adicional.
Redução de custos
Mesmo para empresas que possuem apenas um veículo os softwares de gestão de frotas permitem o cadastro das manutenções realizadas com os veículos, peças trocadas, quilometragem no momento da manutenção fornecendo dados ao gestor para avaliar padrões de falha, prever necessidades de substituição de peças e saber o estado de conservação geral do veículo. Desta forma, é possível ter uma maior previsibilidade dos custos, fazer um melhor planejamento da manutenção preventiva, preditiva e corretiva, reduzindo gastos com manutenção corretiva e desperdícios na compra de peças.
Além disso, O controle dos abastecimentos realizados, consumo médio de cada veículo e da frota, bem como custo médio do litro de combustível fornecem informações para o gestor avaliar os custos e reduzi-los.
Independente da quantidade de veículos na sua frota é importante ter uma gestão de frotas eficiente, baseada em dados coletados da operação que apoiem a sua tomada de decisão. As principais razões para adotar esta prática são: redução de custos, melhor satisfação do cliente, maior controle dos motoristas e veículos.
E você, como realiza a gestão de frotas na sua empresa hoje?