A condução perigosa vai além das perdas financeiras. A negligência de um motorista pode causar acidentes, ferimentos e mortes, além de colocar em risco a sua vida e daqueles que o cercam. As causas mais comuns de acidentes fatais são excesso de velocidade, álcool, drogas e distração do motorista.
Todos esses são enormes passivos no negócio, colocando em risco também sua marca e reputação. Um sistema de monitoramento de motoristas pode ajudar a compensar esses riscos e ajudar a manter sua frota, motoristas e caminhões mais seguros.
O que é um sistema de monitoramento de motorista?
É um procedimento comum obter registros de veículos motorizados para ajudar a garantir a segurança de sua frota e de todos ao seu redor nas estradas. No entanto, pode ser hora de deixar os sistemas manuais de lado e fazer uso de sistemas integrados para tornar o processo mais rápido, mais eficiente e mais econômico.
O monitoramento de motoristas pode transformar o gerenciamento de riscos de motoristas para o seu negócio.
A tecnologia pode oferecer informações vitais para reduzir incidentes na estrada e proporcionar eficiência nas operações de transporte rodoviário.
Benefícios do monitoramento de motoristas
Os benefícios de monitorar os motoristas são infinitos. A segurança é colocada na frente e a acessibilidade e o controle estão do seu lado. Aqui estão algumas das razões pelas quais ele pode mudar sua vida.
1. EFICIÊNCIA DE TEMPO PARA VOCÊ
Puxar registros de veículos motorizados manualmente pode ser exaustivo e demorado. É um processo que deve ser feito semestralmente, e muitas vezes no momento da contratação. O monitoramento de motorista ajuda a tornar o processo não apenas perfeito, mas imediato.
2. EFICIÊNCIA DE TEMPO PARA SEUS CLIENTES
Com os dados obtidos, você pode otimizar sua estratégia de entrega para economizar tempo e entregar em excesso aos seus clientes – traduzindo-se em melhor atendimento ao cliente. Identifique a melhor rota e o melhor motorista para o trabalho, com base nos dados de desempenho.
3. ECONOMIA NOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO
Frenagens bruscas, acelerações rápidas, curvas bruscas e quaisquer outros comportamentos semelhantes podem fazer com que seus caminhões precisem de manutenção com mais frequência. Uma condução mais segura se traduz em peças de máquina mais bem conservadas para os caminhões.
Bons motoristas podem economizar até 12% nas despesas operacionais e maus motoristas podem aumentar as despesas operacionais em até 13%. Com monitoramento, tais comportamentos podem ser identificados e abordados. Você é capaz de ver e acompanhar o desempenho de cada condutor.
4. REDUZIR O USO DE COMBUSTÍVEL
O monitoramento pode fornecer dados que podem ser usados para analisar o comportamento e as rotas dos motoristas, possibilitando a elaboração de estratégias para reduzir o uso de combustível e evitar paralisações. Ao mesmo tempo, os esforços tornam-se ecologicamente corretos e eficientemente produtivos.
5. CONDUÇÃO MAIS SEGURA
Os dados comprovam uma correlação entre motoristas que sabem que estão sendo monitorados e direção mais segura, com redução média de 22% nas infrações mensais para motoristas. De acordo com o Efeito Hawthorne, as pessoas modificarão seu comportamento simplesmente sabendo que estão sendo observadas.
Estudos têm demonstrado que a telemetria ajuda a reduzir as taxas de incidentes em até 60% em eventos de excesso de velocidade, e uma taxa varia de 29% a 100% em acidentes de alto potencial, catastróficos, grandes ou graves.
6. ELIMINE ACIDENTES E ATRASOS
Como ter motoristas mais seguros significa ter menos acidentes, os problemas de seguro são mitigados. O único efeito colateral disso pode ser menos problemas relacionados a acidentes, como veículos danificados, atrasos e todos os custos incorridos com isso.
7. CONHECIMENTO É PODER
Com a ajuda de dispositivos de monitoramento de veículos, a tecnologia oferece acesso a informações sobre sua frota a qualquer momento.
Você pode ter suas impressões sobre quando, onde e como sua frota é conduzida. Você também pode ser notificado sobre quaisquer problemas que surgirem. Os dados podem ser acessados no local ou analisados em profundidade posteriormente.
Dependendo do sistema utilizado, os dados disponíveis podem incluir velocidade, localização, hora de início e fim da viagem, padrão de aceleração e frenagem, curvas e uso do cinto de segurança. Tudo isso ajuda você a tomar melhores decisões e ter mais transparência com sua frota.
8. EVITE PROBLEMAS POTENCIAIS
Identifique comportamentos negativos do condutor e seja capaz de lidar com a situação diretamente e com uma estratégia direcionada. Talvez você reconheça um padrão com um driver específico, ou talvez descubra um padrão entre todos os drivers e perceba que é um problema que precisa ser tratado desde a raiz do problema.
Os dados detalhados fornecidos pela tecnologia permitirão que você evite cometer os mesmos erros para você e os motoristas.
9. FORNECER SUPORTE AO CONDUTOR
Dê aos motoristas a oportunidade de assumir a responsabilidade de fazer as alterações necessárias, notificando-os sobre quaisquer problemas que possam não estar cientes. Por exemplo, um problema pode ser corrigido se você puder notificar o motorista antes que ele perceba que houve algum.
10. TRABALHO EM EQUIPE
O monitoramento pode ser uma ferramenta incrível para se encaixar em um programa geral de segurança. Para o seu sucesso, a comunicação de metas e expectativas é fundamental. Para evitar que os motoristas sintam que estão sendo microgerenciados, incluí-los no processo pode ser benéfico para todas as partes envolvidas e pode demonstrar como essa é uma ferramenta de suporte para a equipe.
Assim como os problemas podem ser identificados, o ótimo desempenho também pode ser apontado e devidamente premiado. Os sistemas de monitoramento em veículos podem ajudar a salvar vidas, reduzir a pegada no ecossistema e aumentar a eficiência do seu negócio.
Viu aí como o monitoramento de motoristas pode ajudar a gestão da sua frota? Aproveite a oportunidade e nos siga no LinkedIn para acompanhar as novidades!